Valorização da mulher Policial Militar - 13MAI11 - Aniversário da Policia Feminina no Brasil
A Polícia Militar de São Paulo, continuando a frente de seu tempo, faz juz a participação feminina na atividade policial.
Dia 12 de Maio, Dia do Policial Militar Feminino, o Governador do Estado, Dr. Geraldo Alckmin, assinou no Quartel do Comando Geral mensagem à Assembleia Legislativa para Unificação dos Quadros Femininos (QOPF, QPPF) e Masculinos (QOPM, QPPMF). Trata-se de uma proposta do Comando Geral feita de acordo com um dos objetivos deste Comando: a Valorização Policial.
Nesta dia, em 1955, o Estado de São Paulo criou o Corpo de Policiamento Feminino da Guarda Civil de São Paulo, o primeiro da América do Sul pelas mãos do então Governador Jânio Quadros.
Hoje a presença da mulher em todas as Unidades e em todas as atividades policiais é uma realidade. Homens e mulheres policiais militares trabalham juntos desde a formação e a unificação dos quadros trará uma correção ao atual cenário, pois além da igualdade de tratamento, elimina a diferença e permite que o fluxo de carreira seja o mesmo para todos.
A mulher vem conquistando o seu espaço na Polícia Militar, portanto não há motivos para tratamentos desiguais. Isso garantirá as mesmas oportunidades a todos os Oficiais e Praças, independente de gênero, o que vai ao encontro dos princípios basilares da Instituição: Gestão, Polícia Comunitária e Direitos Humanos.
É um reconhecimento à nossa mulher policial militar que faz a diferença levando tranquilidade ao nosso cidadão.
Parabéns a todas as nossas mulheres policiais militares pelo seu dia.
Este é o primeiro dos projetos do Governador do Estado com o foco voltado à valorização, existem outras propostas, para o decorrer do ano, como projetos que melhoram o fluxo de carreira e o salário dos policiais militares que já estão em análise governamental.
ALVARO BATISTA CAMILO
Coronel PM Comandante Geral